O risco de trombose e os metodos anticoncepcionais

Bom dia a todos !

Hoje trago um artigo publicado no British Medical Journal que aborda uma duvida frequente no consultorio: existe o risco de trombose venosa ao usar um metodo anticoncepcional?? Existe algum metodo mais seguro??

A trombose seria a obstrução de veias e o local mais comum seriam as pernas. Porem esta trombose pode ocorrer em locais mais nobres como o figado,o rim ou o cerebro e mesmo um trombo das pernas pode migrar para outros locais como o pulmão causando graves complicações.

Esta pesquisa foi conduzida através da bem organizada base de dados da Dinamarca e envolveu 1milhão e 200 mil mulheres de 1995 a 2009 entre 15 e 49 anos. O risco em mulheres nao usuarias de metodos anticoncepcionais foi de 3,7 em cada 10 mil mulheres por ano. Nao foi visto um aumento do risco de trombose em usuarias de DIu com ou sem hormonio ou em usuarias de pilulas apenas com progesterona. Houve um aumento no risco nas pilulas de 20microgramas de etinil estradiol de3,36X a 4,84X e nas de 30microgramas de 2,19X a 4,47X dependendo da progesterona associada chegando a causar trombose em 10 de cada 10mil mulheres por ano. A pilula que se mostrou neste estudo com menor risco de trombose foi a de 30microgramas de etinil estradiol com levonorgestrel. Tambem foi visto um aumento no risco com o aumento da idade principlamente após os 40 anos

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cirurgia Íntima